sábado, 24 de setembro de 2011

Cirurgia Plástica Corretiva pós Gastroplastia


A minha intenção com esse post é apenas fonte de pesquisa...
Não sou da área da saúde e não pretendo convencer ninguém a fazer nada.
Como tive curiosidade, achei que poderia passar o que achei e, que, me tirou muitas dúvidas com relação as cirurgias reparadoras após a gastroplastia.

Para começar, o que voce deve saber sobre como os planos de saúde devem agir...

Ainda que necessária a cirurgia plástica corretiva após a cirurgia bariátrica, não são raras as situações nas quais empresas operadoras de plano de saúde, de maneira unilateral, impõem limites e restrições àquela cirurgia, vedando sua cobertura completamente. As seguradoras de saúde procuram qualificar a cirurgia plástica como estritamente estética e que, por esta razão, estaria fora de qualquer cobertura. Assim, o caso frequentemente é levado à Justiça.
Em se tratando de obesidade mórbida, a Justiça vem assegurando a cobertura da cirurgia plástica como direito do paciente e dever de cobertura do plano de saúde.
A cobertura de tais procedimentos também é devida por força da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, diante da abusividade da não cobertura de cirurgias reparadoras decorrentes de cirurgias cobertas, conforme reiterada jurisprudência. Assim, a Justiça considera abusiva a cobertura de cirurgia bariátrica, por exemplo, sem a correspondente cobertura de cirurgia plástica de contorno corporal.
Ou seja, nesse caso, não é estética e sim reparadora, conseqüência da chamada cirurgia bariátrica de redução do estômago.

Vamos as mais comuns...

Contorno Corporal (Cirurgia Plástica para Ex-obesos)
A cirurgia plástica pós bariátrica, também conhecida como torsoplastia, cirurgia plástica pós-gastroplastia ou cirurgia de contorno corporal pós grande perda de peso, a cirurgia plástica para ex-obesos restaura a beleza da silhueta, retirando o excesso de pele que fica após o emagrecimento e perda de muitos quilos.
É necessária uma avaliação para verificar qual a melhor indicação em cada caso, pois pode ser necessária apenas a cirurgia plástica em partes do corpo isoladas, como braços, pernas ou abdômen, ou então a cirurgia de contorno corporal, onde é feita uma combinação de regiões.
As cicatrizes são longas, mas ficam em lugares escondidos.
O tempo médio da cirurgia, tipo de anestesia, tempo de internação, retirada de pontos, cuidados pré e pós-operatórios só podem esclarecidos depois da avaliação, uma vez que depende muito da extensão e tipo de cirurgia a ser feito.

Abdominoplastia (Cirurgia Plástica de Abdômen)
A cirurgia plástica de abdômen, dermolipectomia abdominal ou dermolipectomia de abdômen é indicada para remodelar o abdômen, corrigindo a flacidez causada pela gravidez ou por alterações de peso.
Tempo médio de cirurgia: 90 a 180 minutos
Anestesia: geral ou peridural
Tempo de Internação: 1 a 2 dias
Retirada de Pontos: de 7 a 10 dias
Cuidados pré-operatórios:Exames de rotina recentes, não ingerir medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS), não fumar por pelo menos 15 dias antes, evitar álcool, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.
Cuidados pós-operatórios:Evitar excesso de movimentos, exposição ao sol, uso de malha ou cinta cirúrgica, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.

Braquioplastia (Cirurgia Plástica de Braços)
Através de lipoaspiração, para a retirada do acúmulo de gordura, e de cirurgia plástica de braços (dermolipectomia, lift de braços ou braquiotomia) com incisão, para retirada de flacidez e excesso de pele.
Como ficam as cicatrizes da plástica de braços?
A lipoaspiração deixa cicatriz na axila ou parte interna do braço, quase imperceptíveis. No lift de braços para retirada de flacidez e excesso de pele é necessária uma incisão vertical, na face interna do braço. A cicatriz depende do grau de flacidez. Quando a lipoaspiração é associada ao lift de braço, o tamanho da cicatriz é bastante reduzido.
Tempo médio de cirurgia: 3 horas
Anestesia: geral
Tempo de Internação: 1 dia
Retirada de Pontos: de 7 a 15 dias
Cuidados pré-operatórios:Exames de rotina recentes, não ingerir medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS), não fumar por pelo menos 15 dias antes, evitar álcool, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.
Cuidados pós-operatórios:Evitar excesso de movimentos, exposição ao sol, uso de malha ou cinta cirúrgica por 4 a 6 semanas, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.

Mamoplastia (Cirurgia das mamas ou seios)
A mamoplastia é a campeã em cirurgias estéticas. Possibilita aumentar, reduzir ou elevar os seios realçando a beleza feminina e elevando a auto-estima.
A escolha do tipo de incisão depende da preferência, formato das mamas e recomendação do cirurgião. Independente da técnica, o posicionamento das incisões é cuidadosamente escolhido para tornar as cicatrizes discretas, praticamente imperceptíveis.
Tempo médio de cirurgia: 90 a 180 minutos
Anestesia: geral, peridural ou local com sedação
Tempo de Internação: 12 a 24 horas
Retirada de Pontos: de 7 a 10 dias
Cuidados pré-operatórios:Exames de rotina recentes, não ingerir medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS), não fumar por pelo menos 15 dias antes, evitar álcool, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.
Cuidados pós-operatórios:Evitar esforços físicos, exposição ao sol, uso de malha cirúrgica ou sutiã apropriado, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.

Dermolipectomia Crural (Cirurgia Plástica de Coxas)
Por eliminar o acúmulo de gordura, diminuir a flacidez e o excesso de pele, a cirurgia plástica de coxas (dermolipectomia ou lift de coxas) rejuvenesce e define o contorno das coxas, dando um aspecto natural.
Através de lipoaspiração local para retirada de acúmulo de gordura ou através de lift crural (lift de coxas), quando há flacidez significativa.
Normalmente a cicatriz é planejada para ficar no sulco da virilha e não ser visível em trajes de banho. O tamanho depende do grau de flacidez.
Tempo médio de cirurgia: 3 a 4 horas
Anestesia: peridural ou geral
Tempo de Internação: 1 dia
Retirada de Pontos: de 7 a 15 dias
Cuidados pré-operatórios:Exames de rotina recentes, não ingerir medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS), não fumar por pelo menos 15 dias antes, evitar álcool, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.
Cuidados pós-operatórios:Evitar excesso de movimentos e caminhadas, exposição ao sol, uso de malha ou cinta cirúrgica por 4 a 6 semanas, além dos cuidados específicos indicados pelo cirurgião.


Essas são as mais comuns e as que mais são necessárias após uma perda de peso grande, aonde se perde 30,40, 50, 60 kg ou mais em um curto tempo.
Espero ter ajudado e esclarecido um pouco todas as dúvidas que rondam nossas lindas cabecinhas...
beijos em todos!

















20 comentários:

  1. Infelizmente estou tentando fazer a cirurgia reparadora há mais de 5 anos, perdi 70 quilos, tenho 25 anos, sou muito triste e infeliz por isso e a justiça ainda não definiu nada.
    Meu nome é Carina gostaria de ter sugestões sobre o que devo fazer.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina, é um processo complicado. Vc tem plano de saúde? Foi por ele que vc fez a cirurgia? Depende muito do plano. O meu além da abdominoplastia, vai me dar o implante de silicone. Não desista, seja persistente. Lute pelos seus direitos, uma conhecida conseguiu após 6 anos, boa sorte!

      Excluir
    2. Oii, terminei de fazer todos os exames para fazer minha primeira cirurgia reparadora (seios)... e estou confiante...feliz... mais uma conquista..rs...a minha médica tb pediu silicone de 200ml... meu plano eh SulAmerica... e o seu Carlinha?! Fico feliz de ter conseguido...são vitórias... que nos tornam muito felizes, neh?! Um beijão e tdo de bom pra vc!

      Excluir
  2. Carlinha, estou tentando a um ano realizar abdominoplastia e implante de silicone nos seios, assim como vc.Sou pós bariátrica a 3 anos e o plano Unimed não autoriza o implante.Como sou autônoma, não posso realizar as cirurgias em dois momentos, o q seria inviável para meu sustento.Como foi o seu processo de obtenção das próteses? Foi via jurídica?Gostaria q vc me ajudasse c médicos e advogados, indicando os q vc utilizou.Sou do Rio de Janeiro, capital..Obrigada, querida por todo auxílio.MUITA LUZZZ!!!!Bjs Andrea

    ResponderExcluir
  3. Então Andrea, meu plano de saúde é cassi, através de um laudo muito bem elaborado pelo meu cirurgião, estou quase conseguindo a prótese. Ainda não é uma certeza, por enquanto apenas a abdominoplastia está autorizada. Mas creio q até o inicio de julho terei a resposta e essa será positiva. Estou fazendo a reposição de b12 injetável e por isso precisei adiar minha plástica. Se Deus quiser vamos conseguir, eu e vc! beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Carla ..bom dia!! vc reascende minhas esperanças com essa notícia!!! fiz a cirurgia faz 2 anos perdi 47 kg e estou louca de vontade fazer a plastica...fiz a reduçao pela cassi e gostaria de saber quais os procedimentos a tomar agora pra q o plano cubra a cirurgia reparadora...aguardo maiores informações..obrigada
    Lais Napolitano

    ResponderExcluir
  5. Bom Lais, consegui fazer a plástica nos seios. Na verdade a cassi me deu tudo, menos as próteses. Essas custaram R$1.900,00 divididas em 10 x no cartão e são da marca SILIMED. Fora isso, tem as 10 sessões de drenagem, R$ 400,00 que na clínica dividi em 4 x no cartão. Tem tbém as medicações e cremes que, tbém não entram no plano. Estou com 30 dias de operada e muito feliz. O plano me autorizou tbém a abdominoplastia e as plástica de braço e perna (essas não vou precisar fazer). A minha abdominoplastia eu adiei para o ano q vem por estar com um problema na coluna. É isso, graças a Deus consegui tudo pela cassi, hospital, anestesista e médicos. Agora, vc tem q procurar um médico credenciado e que concorde em te operar pelo plano. Espero ter ajudado. Beijos e se quiser me add no face: https://www.facebook.com/carlapecunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla... Boa Tarde!! Tudo bem? Fiz a gastroplástia a 1 ano, e desde então emagreci 42 quilos. Meu plano também e Cassi-Associado,estou pensando seriamente em fazer a Mamoplastia e Abdominoplastia. Meus seios literalmente murcharam, minha barriga e um pequeno avental. Gostaria de saber quantos quilos você eliminou, pois, foi informada que a Cassi só libera o procedimento de plástica reparadora para obesos mórbidos. Muito Obrigado pelas suas informações. Que Deus de abençoe.

      Excluir
    2. Oi Carla,
      Estou querendo fazer cirurgia reparadora. Mais todo médico que vou falam que o plano não cobri. Qual foi o médico que fez sua cirurgia?

      Excluir
  6. Como disse antes, a cirurgia é reparadora... não interessa o quanto de peso foi perdido! O primeiro passo é procurar um cirurgião credenciado pela cassi. Eu perdi 56 kg, mas não foi esse o motivo de ter conseguido. Como disse, é reparadora e não estética. Boa noite e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Carlinha..bom dia! acabo de ler seu post da minha resposta, nesse sabado passei por um cirurgiao plastico em londrina no Paraná e ele me afirmou q a Cassi, nao cobre nenhuma plastica reparadora pos bariatrica, estou super desanimada e gostria de mais detalhes com vc sobre a sua, o nome do médico que operou vc e tudo mais. Se puder me mandar um e-mail com maiores infomrçoes agradeço. e mail: lais.napolitano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Alguém ja colocou silicone dps da bariatrica? Sentiu q os seios caíram?

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, fui na perícia da Cassi aqui em Natal/RN e conversei diretamente com a médica perita que autoriza as cirurgias. Ela me informou que o ideal é vc procurar saber na própria Cassi os médicos cirurgiões plásticos que são credenciados. O silicone, via de regra, não é coberto, mas reparação de barriga, braços, pernas e seios (com exceção da prótese de silicone) são todas cobertas pela Cassi. Marquei minha consulta com o cirurgião credenciado para semana que vem. Estou super ansiosa, quero me operar o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, sou aqui de natal e o meu plano é cassi, vc sabe me informar se exise limite de tempo?
    Pq me falaram que o plano só cobre as plasticas no maximo 5 anos apóa a cirurgia bariatrica, feliz demais, tenho um trauma grande em relação aos meus braços, meu sonho é fazer a plastica.

    ResponderExcluir
  11. Daniela, não tem limite de tempo não. Perguntei à perita e a mesma me informou que a partir de 2 anos após a cirurgia o prazo é indeterminado.

    ResponderExcluir
  12. Carlinha, adorei seu post, foi muito esclarecedor e me deu mais ânimo para correr atrás das minhas plásticas! Sou pós bariátrica há 1 ano e 4 meses e eliminei 75 quilos e tenho muita sobra de pele. Estou muito ansiosa para começar minhas plásticas. Grata pela sua iniciativa. Lêda

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carla. Como vai? Gostaria de saber se via de regra, vc consegue fazer uma cirurgia de abdominoplastia pelo mesmo plano que te fez a cirurgia bariátrica?
    Tem que ser o mesmo plano de saúde ou pode ser outro.
    Aguardo resposta...Estou doidinha para fazer as minhas cirurgias. rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla acabei de sair da unimed e eles autorizaram somente a abdominoplastia é meu médico pediu abdômen e coxas! Preciso muito fazer as coxas e meu médico atende pelo plano! O que eu faço para eles autorizarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite flor, cada plano aje de um jeito! O meu me deu coxas, braços, abdomen e mamas!Eu só preciso de mamas e coxas, as mamas não tive nenhuma dificuldade, apenas paguei as próteses, o abdômen pretendo fazer ainda esse ano!
      O que vc pode fazet é tentar uma liminar na justiça, conheço casos de pessoas que conseguiram

      Excluir
    2. Boa noite flor, cada plano aje de um jeito! O meu me deu coxas, braços, abdomen e mamas!Eu só preciso de mamas e coxas, as mamas não tive nenhuma dificuldade, apenas paguei as próteses, o abdômen pretendo fazer ainda esse ano!
      O que vc pode fazet é tentar uma liminar na justiça, conheço casos de pessoas que conseguiram

      Excluir